Supervisor de Entrada em Espaço Confinado NR-33
Carga horária Supervisor: 40 horas
Validade: Anual
Reciclagem carga horária: 08 horas
Formato: Semipresencial e presencial
Sobre o treinamento:
O objetivo é preparar e capacitar o Supervisor de Entrada deve desempenhar as seguintes funções:
Emitir a Permissão de Entrada e Trabalho antes do início das atividades;
Executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na Permissão de Entrada e Trabalho;
Assegurar que os serviços de emergência e salvamento estejam disponíveis e que os meios para acioná-los estejam operantes;
Cancelar os procedimentos de entrada e trabalho quando necessário; e
Encerrar a Permissão de Entrada e Trabalho após o término dos serviços.
Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.
Capacitamos profissionais tornando-os produtivos de forma segura, por meio de conteúdos claros, dinâmicos e objetivos com qualidade e conhecimento científico. Rennes Hyhume Fernandes de Souza CEO da RHF.SST.
Exigência Legal:
Presente no seguinte iten da NR-33
33.3.4.2 Capacitar todos os trabalhadores envolvidos, direta ou indiretamente com os espaços confinados, sobre seus direitos, deveres, riscos e medidas de controle,
Conteúdo Programático:
Identificação dos espaços confinados; critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos; legislação; norma regulamentadora; entendimento da NR/NBR; exemplos de acidentes.
Conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados; gestão de segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados; das responsabilidades; disposição gerais; exemplos de acidentes.
Legislação de segurança e saúde no trabalho; sinalização; permissão de entrada de trabalho PET; condições de entrada; analise preliminar de risco – APR; responsável pelo monitoramento; definições da NR – 15; exemplos de acidentes.
Programa de proteção respiratória; sistemas de defesa do sistema respiratório; efeitos respiratórios provocados pela inalação de partículas, de gases e vapores orgânicos; importância da seleção de respiradores; riscos químicos e biológico; área classificada; riscos atmosféricos; detecção de gases; ventilação de espaços confinados; lock out e tag out; exemplos de acidentes; vídeos e imagens.
Operações de salvamento; emergência e salvamento; primeiros socorros; exemplos de acidentes; vídeos e imagens.
Aulas teóricas e práticas.